Acolhidos na graça, alcançamos em amor!

A Comunidade Evangélica São João foi fundada no dia 20 de outubro de 1888. Após algumas (várias) mudanças de localização, o terreno na rua XV de Novembro esquina Doutor Amarante foi comprado. Em 25 de março de 1928, ao som de “Castelo Forte”, hino de Lutero, o templo foi inaugurado. A casa paroquial também não demorou muito para sair do papel. Aliado a isso, um novo pastor chegou. Com a chegada do pastor Alfredo Simon os cultos passam a ser regulares, bem como reuniões da OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas), grupo de jovens, coral e escola dominical para os pequenos.

Mas, em meio a tempos de festa, acontecimentos desagradáveis ocorreram. Com a implosão da Segunda Guerra Mundial, o país foi tomado por manifestações contrárias aos países do Eixo, dos quais a Alemanha era a grande líder. Em Pelotas não foi diferente. Estabelecimentos comerciais e casas de famílias de origem germânica sofreram represálias. E a Comunidade São João também sofreu: no dia 19 de agosto de 1942, o templo e a casa paroquial foram depredados, destruídos e saqueados, interrompendo as atividades da igreja.

Porém, como em todo o curso dos mais de 125 anos da história da Comunidade São João, Deus levantou homens e mulheres dispostos à reerguerem o templo. E assim, pela força do Pai e de pessoas que confiaram na obra do Senhor, no dia 16 de fevereiro de 1947, o culto de reinauguração do templo foi celebrado.
Passados os tempos turbulentos, a comunidade se solidificou, expandiu seus trabalhos e abriu pontos de pregação nos bairros da cidade de Pelotas. Laranjal, Areal e Navegantes contam com a presença de membros da São João, dispostos a trabalhar para o Reino, respondendo ao “ide” de Cristo. Não podemos esquecer também a nossa querida Canaã, a chácara de retiros da comunidade. Localizada a poucos minutos do centro de Pelotas, no distrito da Cascata, a Canaã foi mais uma ação dos membros da Comunidade, que se unira m e viabilizaram sua aquisição.

Muito mais o Senhor já realizou em todos os anos de existência da Comunidade São João. Muitas vidas transformadas pela ação de Seu Santo Espírito.

Como diz o texto em 1 Samuel 7:12, “Até aqui o Senhor nos ajudou”, e cremos que Ele continuará sustentando cada passo de nossa história.

Essa é a Comunidade Evangélica São João!

Nossa equipe

Empty Team
Juliano Müller Peter
Pastor
Deloir Carlos Tonn
Missionário
Maicon Stüpp
Pastor Estagiário (PPHM)
Empty Team
John Smith
Empty Team
John Smith
Empty Team
John Smith